terça-feira, 23 de novembro de 2010

Boneca de Pano - Menina do Alto da Serra

Dedicado à minha querida "Catarina" e aos seus novos papás (que o destino quis que fossem os meus queridos amigos de longa data) e novo mano e ao 3º aniversário sobre o primeiro Natal que passaram juntos.

 

Com uma alegria contagiante

Mostras-me a tua boneca de trapos,

quase do teu tamanho,

que embalas ternamente nos teus braços,

como a mais carinhosa das mães.

Ofereces-me o teu riso cristalino e inocente

de criança.


Pegas-me pela mão e arrastas-me pelas divisões

deste edificio cinzento, uma a uma...

Ensinas-me o nome dos teus amigos, das senhoras que te ensinam

e das que cuidam de ti dia e noite.

Levas-me ao teu quarto que partilhas com mais cinco amigos

e apontas para a tua cama de ferro.

Contas-me contente e triste ao mesmo tempo  que o urso de pelúcia que tens em cima da

cama te foi dado pela a tua mamã "antiga" quando te deixou aqui.

E então, subitamente fazes silêncio, E a frio, olhando-me com os teus olhos negros

inquietantes, gelas-me a alma quando me perguntas tão simplesmente: "a minha mamã

nova, quando vem ? Sempre vou ter pelo Natal uma nova mamã e papá?"......

............E eu tenho de te dizer que não, apesar de ser quase Natal o Sr. Juiz ainda não

conseguiu aranjar-te os papás novos que tanto sonhas e que os adultos tanto te

prometem.

....................................

Eu quero dizer-te quem sim, quando sei que a resposta é não. Por ora é não.

E regresso à minha secretária inquieta, cheia de relatórios das senhoras graves da

segurança social,

esperando que à próxima visita que me cumpra fazer a essa casa grande onde vives

te possa dizer  que o pai natal ouviu o teu e o meu pedido e abriu as portas da burocracia

e que tens uns novos pais para aprender a amar, a voltar a confiar na vida e que vais ser

muito, muito (tão)  feliz.