sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Romance do Terceiro Oficial de Finanças - Manuel da Fonseca



Ah! as coisas incríveis que eu te contava

assim misturadas com luas e estrelas

e a voz vagarosa como o andar da noite!


As coisas incríveis que eu te contava

e me deixavam hirto de surpresa

na solidão da vila quieta!...

Que eu vinha alta noite

como quem vem de longe

e sabe os segredos dos grandes silêncios

— os meus braços no jeito de pedir

e os meus olhos pedindo

o corpo que tu mal debruçavas da varanda!...



(As coisas incríveis eu só as contava

depois de as ouvir do teu corpo, da noite

e da estrela, por cima dos teus cabelos.

Aquela estrela que parecia de propósito para enfeitar os teus cabelos

quando eu ia namorar-te...).


Mas tudo isso, que era tudo para nós,

não era nada na vida!...

Da vida é isto que a vida faz.

Ah! sim, isto que a vida faz!

— isto de tu seres a esposa séria e triste

de um terceiro oficial de finanças da Câmara Municipal!...